terça-feira, 11 de abril de 2017

Por Vander Santos: A Corrupção no Brasil e a Sociedade

Estamos passando por um momento crítico em nosso País com a corrupção vindo à tona, que ainda perdura e se prolongara sine die, isto é, sem termino a curto prazo. O fato é que as investigações da Polícia Federal vem cada vez mais apontando o envolvimento de pessoas de grande relevância social, sendo que na sua grande maioria e totalidade são políticos.

Precisamos refletir de forma breve pelo menos uns instantes sobre essa mácula que assola nosso País.

Primeiramente cabe aferir que a corrupção em nosso País não é um problema de surgimento hodierno, ou seja, atual, mas que vem desde o descobrimento do Brasil pelos portugueses. Não é de pouco tempo que pessoas de más intenções visam lucros as custas do dinheiro público. Porém devemos estar ciente que nem sempre somente pessoas de má intenção é que se utilizam de recursos públicos para tirar proveito próprio, mas porque são obrigadas por um sistema muito maior que de certa forma obriga a fazer parte do côngruo ou não consegue os objetivos que pretende concretizar, até mesmo que esses objetivos sejam em prol do povo, como por exemplo ocorre muitas vezes na classe política com as famosas negociações.

De outro viés, é preciso observar que tal situação chegou a um ponto insuportável por parte do povo que é quem paga essa conta que não é nada barata por sinal. Digo mais, se a corrupção chegou ao ponto que chegou é porque nós quanto sociedade falhamos e temos sim muita culpa. Somos parte do problema. Infelizmente o que digo é a mais pura das verdades, pois a corrupção em nosso País está impregnada na sociedade como um todo, é uma cultura raizada.

É preciso entender que a corrupção é tão presente em nossas vidas que está e começa dentro de nossas residências, explico; quem porventura nunca disse a seu filho ou filha que caso não se alimentasse direito não comeria doce, chocolate ou não sairia a algum lugar em especial?

Pois é que delicada é tal situação fática e corrupta, em razão de que tal fato que narrei de alguma forma ocorre em no mínimo 90% das famílias brasileiras, é fato verídico posto. Ademais, digo quem nunca foi a um supermercado, Bancos ou a um Órgão Público e na primeira oportunidade furou a fila. O fato é que o brasileiro gosta, isto é, nós brasileiros gostamos de tirar vantagem de alguma forma, de alguma oportunidade advinda as custas de outrem.

Quero dizer que a corrupção é um mal que precisa ser combatido veementemente a começar em nossas residências em pequenos atos e ações em família. De outra banda não adianta falar de políticos e atribuí-los a corrupção, sendo que como cidadãos não fazemos a nossa parte. Não quero dizer que a classe política é santa, pois assim como existem corruptos, existem pessoas políticas que visam o bem do povo mesmo em um sistema político podre e falido, mas apenas esclareço que somos também parte desse problema e temos como cidadãos culpa. É uma verdade posta, ao passo que falamos, principalmente dos políticos, mas quando chegamos na hora do voto, nas urnas acabamos de insistir no mesmo erro e jogamos fora os votos, um instrumento valioso na luta insanável contra a corrupção.

A corrupção em nosso País chegou nesse patamar alarmante porque o povo manteve-se quieto, sem reclamar Se conformou com a ideia de normalidade, como se fosse normal ser saqueado, roubado todos os dias.

Povo sejamos alertas, não podemos ficar silente, ou seja, calados e vamos reclamar, questionar, vamos as ruas se necessário for para demonstrar que não somos tolerantes e complacentes com todos esses atos corruptos que observamos diariamente. Vamos as urnas também lá demonstrarmos nossa indignação. Pois se ficarmos quietos somos no mínimo complacentes e cumplices disso tudo e ai não adianta esbravejar. Somos parte, somos sociedade e cabe a cada um dos Senhores Cidadãos fazer a sua parte mesmo que pequena que o pareça, mas que lá no final todos juntos somos mais fortes e faremos a diferença.


Reflitam pois, “não existe País com governo corrupto e população honesta e não existe nação corrupta com governo ético”. LEANDRO KARNAL

Nenhum comentário: